5° Festival Internacional de Artes Feministas da Cidade do México

CONVOCATÓRIA PARA CRIADORAS DE ARTE*

O 5° Festival Internacional de Artes Feministas da Cidade do México é um evento que reúne mulheres feministas de diferentes lugares do México e do mundo através da arte em áreas como literatura, teatro, música, artes visuais e audiovisuais.
Este Festival é autônomo e autogestionado, organizado por mulheres feministas integrantes do Ímpetu Centro de Estudios A.C. acompanhadas por Vulveidad
Não trabalhamos com financiamento algum, além da nossa alegria e metodologias feministas. Durante o ano oferecemos cursos com uma taxa de restituição que nos permite administrar nossas próprias atividades.
O festival é de e para mulheres. Os espaços de mulheres tem sido colocados historicamente pelo feminismo como uma necessidade, aí, as mulheres podemos nos encontrar para compartilhar experiências e saberes entre nós mesmas, em um espaço de confiança, sem nenhum tipo de vigilância externa que nos obrigue a trabalhar, ser e fazer para os homens, como cotidianamente ocorre na sociedade patriarcal em que vivemos.
Os espaços de mulheres são um grande espaço para contarmos dessa vida que temos sido tocadas a viver desde nosso corpo sexuado de mulher silenciado historicamente.
Para essa edição, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de outubro de 2019, estamos convocando mulheres feministas criadoras nas diferentes disciplinas artísticas para que apresentem seu trabalho durante o festival e cujo feminismo seja reivindicativo de nossas corpas sexuadas e vivências de mulheres desde uma aposta feminista.
*Nomeamos “criadoras/realizadoras de arte” as mulheres feministas que desenvolvem sua atividade política em torno da arte, mas não necessariamente se consideram artistas.

꧁꧂

Ginosociedades

Esta quinta edição tem como temática as ginosociedades, isto é, grupos, clãs ou comunas exclusivas de mulheres que tem resistido neste mundo em diferentes épocas e geografias. As ginosociedades são o primeiro registro da existência lésbica, por isso, as subcategorias que propomos são:
Ginosociedades ancestrais:
Trabalhos que recuperem ou reinterpretem os vestígios de sociedades exclusivas de mulheres ancestrais que existiram há centenas ou milhares de anos.
Ginosociedades presentes e ginealogia:
Trabalhos que recuperem os saberes ancestrais, a história da vida de nossas mães, avós, e todas as mulheres que nos antecederam em nossa lesbianidade originária.
Ginosociedades futuras:
Trabalhos que imaginem e sonhem grupos, clãs e ginosociedades exclusivas de mulheres para um tempo futuro longínquo ou não tão distante assim.

꧁꧂

 

Bases

→ Não há limite de idade para participar da convocatória.
→ O trabalho que apresentem as artistas deve ser feito por mulheres e para mulheres desde uma mirada feminista anticapitalista e anticolonialista crítica da heterossexualidade como regime político.
→ Se priorizarão trabalhos onde se valorem nossas corpas sexuadas de mulheres (tudo relacionado com útero, vulva, clitóris, menstruação, prazer)
→ Se priorizarão trabalhos onde se reconheçam, valorem, fomentem e sanem os laços de amor entre mulheres.
→ Não se aceitarão trabalhos que se centrem em homens ou cuja proposta teórica provenha dos homens: estudos de masculinidades, GBT+, teoria queer ou transativismo.

꧁꧂

Todas as artistas deverão enviar uma pasta para o email festival@impetumexico.org com a seguinte informação: 
→ Nome completo e identificação oficial da envolvida e envolvidas (a identificação é necessária por motivos de segurança, os dados JAMAIS são compartilhados com terceiras pessoas)
→ País, cidade de origem e código postal.
→ Idade ou idades.
→ Subcategoria na que participa ou participam, assim como sua explicação.
→ Uma descrição detalhada sobre o trabalho artístico e como gostaria de participar no festival. Recorde que quanto melhor a descrição e quanto mais saibamos sobre você e seu trabalho, podemos avaliar a proposta com mais facilidade.
→ Fotografias, imagens, vídeos ou qualquer outra mostra do seu trabalho. Valoramos muito os vídeos ou amostra de script no caso de se tratar de obras de teatro ou qualquer encenação, assim como apresentações musicais.
→ Tempo, materiais e instalações requeridas para a apresentação.
→ Preencher a solicitação de participação que enviaremos uma vez que apresente a documentação anterior.

꧁꧂  

Para participar você também deve levar em conta o seguinte: 
Buscamos mulheres com trabalho em: literatura, música, arte visual, arte de rua, performance, arte plástica ou qualquer outra forma de expressão artística que se identifique como feminista desde uma mirada das mulheres.
Não reivindicamos nem reivindicaremos opressões de nenhum tipo, qualquer proposta que reforce estereótipos ou violências patriarcais, racistas, heterossexuais, classistas e gordafóbicas, será descartada, bem como aquelas que invisibilizem as lutas das mulheres.
Todo o trabalho apresentado no festival deve ser de autoria das mulheres que fazem a arte. Os plágios serão descartados imediatamente, assim como trabalhos que não contenham as referências necessárias, caso sejam derivados.
A participação pode ser de maneira individual ou coletiva, e deverão enviar a mesma documentação exigida nos pontos anteriores. Isso significa que TODAS as que participam no projeto devem enviar seus nomes e suas identificações, assim como a maneira como colaboram.

A convocatória fecha no dia: 10 de julho de 2019.

As mulheres realizadoras de arte selecionadas terão um espaço e tempo designados para se apresentar durante o festival. Além disso, elas também podem vender ou oferecer seu trabalho durante o horário do festival, mesmo fora do horário de sua participação. O espaço do Festival Internacional de Artes Feministas da CDMX também pretende ser solidário com a disseminação e criação de redes econômicas entre mulheres.
O Festival Internacional de Artes Feministas da CDMX não conta com financiamento para pagar bilhetes ou despesas de viagem para as mulheres criadora de arte, mas podem nos escrever com tempo para organizar hospedagem solidária nas casas de companheiras e voluntárias.

*A ilustração do cartaz é de Lesbilais. Baseada no “Rascunho para um dicionário das Amantes” de Monique Wittig.

La Crítica